quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sonho capilar

Carnaval e suas conseqüências físicas superadas, volto à carga para contar uma coisa mais que esdrúxula sucedida antes dos festejos de Momo. Eu tive um sonho. Mas, como na música do Kid Abelha eu não me atirava do oitavo andar. Sonhei foi esquisito - como também considero esquisito ter lembrado, já que a memória o que tem de boa em vigília tem de falha no repouso.

Mas, sem delongas. A primeira esquisitice foi que sonhei com uma cabeleira abundante em minha cabeça. Explico já que não tem foto minha aqui: como meus cabelos resolveram bater em retirada por medo sabe-se lá do quê resolvi acelerar o processo e raspá-los. Isso já há uns dois anos e meio. E me perguntei porque cargas d'água um careca assumido e orgulhoso do que carrega - ou que não carrega, a depender do ponto de vista - teria que sonhar com uma cabeleira tão vasta.

O cabelo era preto e muito volumoso, aquilo que aqui em Pernambuco chamamos de fuá. Quando os tive, nunca foram pretos. Pois bem. O sonho passou-se comigo diante do espelho olhando aquela maçaroca esquisita. E não mais que de repente aparece-me na mão minha velha companheira máquina de raspar a cabeça. Pus-me a fazer o serviço e antes de terminá-lo, o sonho acabou.

Curiosíssimo, fui ao bom e velho Google, pomposamente apelidado por meu amigo João Grillo como O Oráculo da Internet, e descobri a razão de meu devaneio. Foram nada menos do que 464.000 resultados. Primeiramente pensei: "não estou só. O cabelo está mesmo no imaginário do povo."

Ao invés de acabar, a garimpagem aumentou ainda mais minhas dúvidas. Foi todo tipo de explicação com as quais me deparei. A primeira foi a que mais me agradou: sucesso com o sexo oposto. Mudar a forma de atuar ou pensar. Vivo mudando e nunca sonhara com cabelo antes, portanto, o próximo.

Outro me assustou: perigo de traição por parte de amigos. Outro para fazer tremer: sonhar que seu cabelo está comprido demais é mau agouro. E esse: "Cortar os cabelos sugere que você está passando por uma perda de força. Alguém está tentando lhe censurar , ou você pode estar remodelando seus pensamentos e ambições e eliminando pensamentos e hábitos indesejáveis."

Diante de tanta gente que em vez de usar o cabelo para pentear, secar, lavar, escovar ou fazer chapinha e se mete a cabelereiro virtual, resolvi adaptar algumas dessas situações. Se sonhar que o cabelo está comprido é mau agouro, eu cortava o cabelo no sonho. Portanto, xô mau agouro!

Perda de força? Dalila fez o mesmo com Sansão, mas mesmo tão careca quanto eu ele derrubou o templo.

Pois bem, ainda estou aberto a outro significado diferente. Quem tiver sugestões, por favor, o espaço está aberto. Enquanto isso, vou vivendo fazendo sucesso com o sexo oposto, esperando o mau agouro, a traição dos amigos e remodelando meus pensamentos e eliminando meus hábitos indesejáveis.

Se um simples cabelo faz tudo isso, imagina quando eu sonhar que estou tomando banho...

2 comentários:

Renatinha disse...

Gostei do design clean e das gracinhas textuais. Só não entendi o lance do banheiro. Bjo

Anônimo disse...

Conde Wlad, Eu tinha um livro de intrepretações de sonhos.
Não o levava muito a sério não, mas era divertido ler tudo aquilo.

Tenho dois caminhos pra vc:
A psicanálise -Leia Carl Jung;
O meu livrinho besta - cabelos sempre significam dificuldades, fofocas e mal entendidos.

=^*