sábado, 26 de junho de 2010

Entrevista com a Jabulani



“Jabuuulaaaniiii!!!!”” A voz indefectível de Cid Moreira, entre o ridículo e o irônico realça bem a grande vedete – só para usar uma expressão antiga mas que aqui encaixa bem – da Copa do Mundo 2010. Entre esquemas medrosos, atacantes sem inspiração e muita força em detrimento da técnica, todos os olhos voltaram-se para a bola. Aliás, neste Mundial não existe bola. Existe Jabulani, que em zulu significa celebrar.

Mas celebrada é o que a coitada não foi. Já foi chamada de jaburu por Júlio César, sobrenatural por Luís Fabiano e maluca pelo argentino Carlitos Tevez. Fora outro sem-número de comentários nada edificantes. Mas se todo mundo foi ouvido por que não perguntar à própria o motivo de tanta celeuma. Será que ela é mais gorda? Mais magra? Está de TPM? Ou simplesmente cansou de ser (mal) chutada? Com a palavra, Jabulani.

Repórter: Em primeiro lugar o que a senhora tem a dizer diante de tantos xingamentos?
Jabulani: Olha, desde que as pessoas descobriram que chutar uma bola é uma coisa legal é que eu e minhas colegas – e antepassadas também – sofremos isso. O que esses atacantes pernas de pau dizem toda vez que perdem gols embaixo da barra: “a bola não quis entrar”. Não é isso? E desde quando bola tem vontade. Eu mesma só quebrei o silêncio de mais de cem anos porque agora passaram de todos os limites. Fui mais pesada e medida do que qualquer candidata a miss universo. Estou com tudo no lugar, nem um pingo de gordura a mais, olha (aperta o couro entre o polegar e o indicador para mostrar a dobra onde realmente não se vê nenhum excesso).

R: Mas então qual o problema? Pelo menos na câmera lenta tem-se a impressão que a senhora dança e muda de trajetória repentinamente...
J: (Interrompendo)... justamente pelo que falei anteriormente. Não diziam tanto que a culpa era da bola que não queria entrar? Pois agora chegou a nossa vez. Entraremos quando quisermos, mudaremos de trajetória a nosso bel-prazer e atacantes e goleiros que se danem.

R: Agora mesmo a senhora não falou que bola não tinha vontade? E agora passou a ter vontade como?
J: Tecnologia meu filho. Vocês não se orgulham tanto de evoluírem, de brincarem de Deus. Pois nós, objetos antes inanimados agora queremos brincar de ser humanos e vai começar por nós, bolas. Não é o futebol o esporte mais popular? Pois vai começar por ele. O material que vocês usam na nossa fabricação cria uma nova forma de vida. Nos comunicamos à distância, trocamos informações.

R: Então quer dizer que o problema não é da Adidas?
J: AHAHAHAHAHAHAHA!!!! Realmente, cheguei até a ficar com pena da Adidas. Levou toda a culpa sem ter. Mas, de certa forma, essa também era a intenção. Afinal, nós não levamos a culpa sem tê-la. Bola só vai onde o pé que a chuta dá direção. E o que tem de pé torto por aí é uma festa. Agora, assumiremos a culpa! E não vai ser só Bola Adidas, não. Querem trocar pra Nike? Ela vai dançar do mesmo jeito. Ela e todas as outras. Vocês vão colher o que plantaram.

R: É um caminho sem volta?
J: Ah, nunca digo nunca. Por enquanto vocês merecem o castigo. Não fizemos nada planejado, tudo aconteceu de acordo com as conseqüências dos atos de vocês. Se as atitudes mudarem não descarto tudo pode voltar ao que era.

R: E o que teremos que fazer?
J: Se julgar pelo que estou vendo nessa Copa, vão ter que fazer um esforço tremendo. Tá tudo errado. Os caras entram em campo para não perder quando o normal é entrar para ganhar, né? Vou contar um segredo: minha maior revolta foi com os africanos. Jogavam bonito, alegre, sempre em busca do gol e agora o que me aparece? Estão mais duros que a Alemanha! É vergonhoso. Só Gana passou para as oitavas e mesmo assim com dois gols de pênalti.

R: Mas a Argentina busca o ataque...
J: Muito desarrumada em campo. Aquele Tevez, além de feio pra burro, ainda me chamou de maluca. Só tenho pena do Messi, coitado. Já fiz de tudo mas ele não consegue me mandar pra dentro. Com ele tenho intimidade. É um menino correto, craque de bola, mas nunca vai ser um Diego...

R: Maradona?
J: Sim. Esse é pra casar! Viu como ele me trata nas brincadeiras durante os treinos? Nas cobranças de falta vou certinha no ângulo, sem uma balançada. Minhas irmãs mais velhas me falaram muito bem dele. Diziam que só perde pro negão.

R: Pelé?
J: É. E olha que ele ainda teve azar em duas jogadas na Copa de 70 porque pegou uma tia-avó minha velha e solteirona. Sabe aquelas bolas amargas, acho que eram os gomos que já incomodavam. Ela teimou em não entrar naquele chute do meio de campo contra a Checoslováquia e no drible de corpo com o Uruguai. Mas de certa forma ficou tão famosa quanto o Pelé. Só aquele mesmo para ficar famoso até pelos gols que não fez.

R: Mas agora também tem Kaká, Cristiano Ronaldo, Iniesta...
J: Esses caras são uns bundões. Bola é melindrosa, amigo. Gosta de ser bem tratada o tempo todo. Os caras fazem tudo certo num dia. Na semana seguinte entortam tudo. Esse Cristiano Ronaldo mesmo é um frouxo. O cara dá uma peitada nele e cadê que ele me procura mais? Bola é feito mulher: as melhores não estão com os mais bonitos e sim com os mais ousados.

Um comentário:

Renatinha disse...

HAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA. Ô homi criativo!