quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Devaneio ortodôntico

Ando lembrando tanto de meus sonhos que terminarei escrevendo um livro sobre eles claro que com certeza bem menos maluco e interessante que o Livro dos Sonhos do mestre Kerouac. Mas dos últimos que me assolaram a mente nos últimos dias – às vezes são dois ou três por noite, um chamou a atenção para me fazer buscar o(s) significado(s). Sonhei que perdia um dente.


E lá pus-me novamente diante do bom e velho google. Choque na primeira pesquisa: “sonhar com dente caindo signifca doença ou morte de pessoa próxima”. Pronto, virei homicida dormindo! Mas como lembrava que no sonho o bicho saía do lugar pela ação de meus dedos, criei coragem e fui adiante: “Se um dente cair na nossa mão pode significar um nascimento”. Essa procede, afinal minha irmã está grávida.

Fui adiante e encontrei um blog, acredito que de uma terapeuta. Pareceu-me algo mais bem elaborado, pois ela foi adiante e expôs primeiro o significado do dente. Em suma, diz ela, a perda de dentes significaria perda de poder, identidade e sugere feridas emocionais. Humm, como to cheio de cascas dessas tais feridas, comecei a identificar.

No mais, os dentes são avaliados como sustentação do rosto e sua consequente perda mudaria nossa estrutura facial. Por fim, a conclusão de que “(...) sonhar que os dentes caem pode traduzir uma sensação de fragilidade, em alguma fase da vida, bem como a dificuldade de se comunicar, se aproximar das pessoas”.

À medida em que lia e meu queixo caía, pois era incrivelmente aplicado à minha pessoa, vem a conclusão de que os sonhos são conversas entre nós e nós mesmo e deveríamos prestar atenção para algo que deve ser mudado.

Pois é. A fragilidade me acorrenta. Até tento mas quase nunca consigo dizer o que sinto, o que quero e o que preciso. Junta tudo e isso e no que é que dá: proximidade física aos montes, mas pueril, superficial. O verdadeiro encontro, que é o espiritual não acontece e eu fico nessa pasmaceira, feito doido procurando na internet em plena madrugada um significado para os meus sonhos insconscientes.

Porque para os meus sonhos conscientes ainda não apareceram significados. Que dirá respostas...

Um comentário:

Renatinha disse...

Rapaz, em vez de procurar chifre em cabeça de cavalo, se liga que perda de dente é a idade avançando mesmo.Espera-se que não de forma tão veloz e precoce como no caso dos cabelos, né? =P. Bem-vindo de volta, Wlad! =*